sábado, 7 de janeiro de 2012

Feijoada de Lebre

Reparei que ainda não tinha colocado uma refeição com alimentos oriundos da caça. Pois cá está a primeira! A feijoada de lebre que tanto se confecciona nos dias seguintes às montarias e na maioria das casas alentejanas. Uma forma inteligente e gostosa de aconchegar o estômago e se deliciarem. Acompanhem esta iguaria com uma bela garrafa de vinho tinto tradicional alentejano. A minha sugestão de vinho para este prato recai  no Convento da Tomina Reserva.

Ingredientes:

  • uma lebre média
  • 500gr de feijão branco
  • duas cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 1 copo de vinho branco
  • salsa
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.

Preparação:

Demolhe o feijão branco bem coberto de água de um dia para o outro. Na mesma altura limpe a lebre, corte-a em bocados e tempere com sal, pimenta, os alhos picados e o vinho branco. Deixe marinar igualmente de um dia para o outro. Coza o feijão em água a ferver. Depois de cozido o feijão, escorra-o bem, reservando a água da cozedura. Cubra com azeite o fundo de um tacho grande. Junte-lhe duas cebolas descascadas e picadas, os pedaços de lebre, a marinada e um ramo de salsa. Leve ao lume e refogue, virando a carne várias vezes. Quando esta começar a secar, regue com alguns copos de água de cozer o feijão. Tape o tacho e deixe cozer até a carne ficar bastante tenra, quase a desfazer-se. Adicione o feijão com caldo e deixe cozer para apurar bem, mas mexendo várias vezes, para eveitar que o feijão queime. Rectifique os temperos e retire a salsa. Sirva a feijoada polvilhada com salsa picada.

6 comentários:

  1. adoro feijoada de lebre e aceito a sugestao do vinho embora ache que seja mais adequado a refeiçoes mais leves! mas nota positiva sem duvida...abraço;)

    ResponderEliminar
  2. Acho que uma feijoada, mesmo sendo de lebre, merece um toucinho e agum tipo de enchido, tipo chourica de carne ou morcela, para dar nmais gusto ao feijao.

    ResponderEliminar
  3. Ola adorei a sua receita mas coloquei so uma folha de louro na marinada. Tambem lhe digo uma coisa achei muito bem este prato pois no google foi o unico decente que encontrei sobre lebre, quase não há nada.
    Entretanto deixo aqui uma sugestão para fazer mais receitas com um nome de dominio personalizado com email e tudo com direito a blog para colucar suas receitas e puderoso para aparecer nas primeiras paginas da google,tipo cozinha@alentejana.ws bonito não é? só personalizar à sua medida!
    http://prazeres65.myspecialwebsite.com/
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Já fiz a feijoada de lebre só lhe acrescentei umas rodelas de morcela do alentejana e regada com uma convento da vila que é do o meu concelho Borba

    ResponderEliminar
  5. vai ser um dos pratos no dia de Natal... muito bom...

    ResponderEliminar
  6. gostaria de saber se este prato é mesmo origem alentejano para o trabalho final da escola. Agradeço se alguem me responder

    ResponderEliminar